Vice-presidente da AFISVEC integra Conselho Fiscal da União Gaúcha

Compartilhe

Na manhã chuvosa desta segunda-feira, 27 de maio, a União Gaúcha elegeu sua nova Coordenação Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2024/2025. Mesmo enfrentando condições climáticas adversas, a Assembleia Geral registrou a presença de 17 entidades, atingindo o quórum necessário. A chapa única encabeçada pelo promotor público Fernando Andrade Alves (AMP) foi eleita, por aclamação,assumindo a presidência da entidade até novembro de 2025, após a alteração estatutária. Alves, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente, sucede a Mário Rheingantz (Adpergs), presidente de 2023 a 2024. Na nova gestão, o vice-presidente da AFISVEC, Marcelo Ramos de Melloi, integra o Conselho Fiscal.

As entidades presentes na Assembleia Geral também aprovaram o relatório financeiro da gestão anterior, apresentado pelo diretor financeiro Ives Lucas, da Fasp. Durante a leitura do relatório de gestão, o ex-presidente Mário Rheingantz destacou as principais ações e conquistas da entidade ao longo do último mandato.

Rheingantz enfatizou que, ao longo de seu período de gestão, foram realizadas 46 reuniões para discutir assuntos de interesse dos servidores públicos estaduais. Entre os temas prioritários estava o IPE Saúde, uma questão central para a União Gaúcha desde a sua fundação. Uma das ações mais significativas foi a realização de uma pesquisa para medir a intenção dos servidores em permanecer no IPE Saúde, caso a proposta de reestruturação do Instituto fosse aprovada na ALRS. Além disso, foi solicitado a inclusão de um simulador de Contribuição para ajudar os segurados a compreenderem melhor as alterações propostas pelo governo estadual.

A entidade também se destacou por sua participação ativa em importantes debates públicos. A União Gaúcha marcou presença na Audiência Pública sobre o PLC 259/2023, realizada no Auditório Dante Barone, e no Grande Expediente no Plenário da Assembleia Legislativa. Além disso, promoveu reuniões com o Diretor de Relacionamento com o Segurado e com o Diretor-Presidente do IPE Saúde, resultando em notas técnicas fundamentais para o debate político e técnico sobre o tema.

Em resposta à recente crise nos hospitais vinculados ao maior sistema de saúde do Estado, a União Gaúcha ajuizou uma ação contra os hospitais que anunciaram a suspensão de atendimentos pelo IPE Saúde. A entidade obteve uma decisão liminar favorável, obrigando os hospitais a manterem os atendimentos aos segurados sob pena de multa diária de R$ 100 mil por descumprimento da ordem judicial.

No campo da Previdência, a União Gaúcha promoveu uma LIVE com o auditor fiscal da Receita Estadual, Felipe Conter Leite, para esclarecer dúvidas sobre Migração Previdenciária, RPPS, RPC, RS-PREV e PGBL. Complementando essa ação, a entidade protocolou junto à Casa Civil um pedido de ampliação do prazo para a migração previdenciária. No segundo semestre de 2023, a União Gaúcha teve participação ativa no Seminário de Regimes Próprios de Previdência Social, realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Outro ponto de destaque da gestão foi a reforma estatutária da União Gaúcha, que incluiu a criação da Diretoria de Comunicação, visando aprimorar a transparência e a comunicação com os associados e o público em geral.

Com a nova gestão assumida por Fernando Andrade Alves, a União Gaúcha segue fortalecida e comprometida em continuar defendendo os interesses dos servidores públicos estaduais, dando sequência ao trabalho iniciado nas gestões anteriores e enfrentando os desafios futuros com determinação e transparência.

Veja a formação da nova gestão:

Presidente: Fernando Andrade Alves (AMPRS) Vice-Presidente: Eugênio Couto Terra – (AJURIS) Secretária-Geral: Carmen Pasquali – (APROJUS) Diretora Financeira: Claudia Meyer – (AFOCEFE) Comunicação Social: Filipe Leiria – (CEAPE Sindicato).

Conselheiros Fiscais Titulares: Marcelo Ramos de Mello – (AFISVEC) Patrícia Dall’Aqua – (APERGS) Maína Ribeiro Pech – (ADPERGS)

Conselheiros Fiscais Suplentes: Paulo Sebastião Gonçalves Olympio – (ASJ) Sabrina Fernandes – (SINDISPGE).

Assessoria de Imprensa da AFISVEC

Gilvânia Banker


Compartilhe